“É um conjunto de ações que visa diminuir os danos causados pelo fogo, pela água e pela fumaça durante e após o combate ao incêndio”
Para esta definição, acrescenta-se que a proteção de salvados visa proteger os materiais dos danos provocados principalmente pela ação do fogo, da água, da fumaça, de estruturas sinistradas e das ações dos próprios bombeiros antes, durante e após o atendimento de uma ocorrência, quer de incêndio ou de salvamento”. As ações acima mencionadas podem ser divididas em três fatores básicos, sendo eles:
• Técnicas – As técnicas aplicadas na proteção de salvados serão explicadas neste manual, passo a passo, com ilustrações e comentários - (MTB-18);
• Vontade – A vontade de agir em prol dos sinistrados, preocupar-se com pessoas e com seus pertences; é uma característica própria dos Bombeiros, quando no exercício de suas missões;
• Criatividade – A criatividade na busca da melhor opção, nas estratégias e meios, aplicada na utilização dos materiais e/ou equipamentos disponíveis, é fator determinante no ato da prática da proteção de salvados. Muitas vezes o improviso com matérias é uma boa solução, protegendo com eficiência os pertences e o patrimônio da vítima.
Trata-se de um ato de importância que tanto protege os materiais e bens do sinistrado como eleva a imagem do Corpo de Bombeiros. Deve ser explorado utilizando-se das técnicas aqui descritas, aliado à vontade de atender e auxiliar a população, instinto próprio do Bombeiro, como a iniciativa e a criatividade que cada caso requer. Muitas vezes um simples ato de recolher pequenos objetos, tais como uma fotografia sobre uma mesa prestes a danificar-se por ação do calor, fumaça ou água, e, após entregá-la intacta ao proprietário, faz com que este simples gesto seja tão lembrado e agradecido quanto o próprio ato de extinção do fogo, por exemplo. Após um estudo mais elaborado a respeito das atividades de proteção de salvados, podemos observar que as perdas ocorridas em um incêndio são muito variáveis. Mas, seja qual for o volume da perda, com ações eficientes de proteção de salvados o sinistrado percebe, nos serviços prestados, muito mais que um simples atendimento de ocorrência, mas um respeito aos seus pertences e ao seu imóvel.
Desta forma pode-se lembrar que hoje atende-se alguém em necessidade, amanhã este alguém pode ser um de nós. O controle das perdas em um incêndio está entre os componentes mais importantes nas ações de Bombeiros, por valorizar o principal produto que sua atividade pode oferecer: a prestação de um bom serviço. A grande maioria das ocorrências oferece abundantes oportunidades de controle de perdas.
Compartilhar esta Postagem: